terça-feira, 30 de junho de 2015

Fotojornada: Edifício COPAN

No dia 13 de junho o Fotojornalista André Douek como faz todo ano organizou uma saída fotográfica especial chamada "São Paulo nas Alturas". Nessa saída somos convidados a visitar terraços de prédios famosos do centro de São Paulo e dessa vez visitamos o edifício Copan.

Copan e Itália

Projetado na década de 50 por Oscar Niemayer, o Edifício Copan possui uma arquitetura incomum em forma de S, marca registrada do arquiteto que sempre usa formas curvas em suas obras como também a famosa Marquise do Parque do Ibirapuera.

O Edifício Copan foi construído em 1966 e possui 35 andares, 140 metros de altura, 1160 apartamentos desde kitchenettes até grandes apartamentos com 3 dormitórios divididos em seis blocos. Ele também possui 20 elevadores e vagas para automóveis no subsolo.

Copan

O nosso passeio começou com uma breve conversa com o organizador da saída e uma representante da administração na entrada do edifício as 9h da manhã. Logo em seguida os participantes em grupos começaram a subir pelos elevadores do bloco B até o 34º andar onde desembarcaram e tiveram acesso ao terraço do edifício. O único porém é que devido o edifício estar em reforma ele estava inteiro coberto com um "plástico azul" usado para que objetos utilizados na reforma não caiam sobre os pedestres nas calçadas.

Edifício Copan

Do alto do prédio é possível ter uma visão de quase 360º da cidade encoberta apenas por uma névoa foi se dispersando com o passar das horas deixando o céu limpo que impressionou muitos participantes.

Edifício Copan

Edifício Copan

Edifício Copan

No horizonte mais distante conseguíamos ver uma espessa e assustadora faixa marrom de poluição que no dia a dia no asfalto não percebemos e todas essas partículas de sujeira que respiramos e que passa por dentro de nossos corpos todos os dias, um alerta para nós!

Edifício Copan

Lá de cima dava para ver o Edifício Terraço Itália que fica logo ao lado do Copan, a Catedral da Sé e o Edifício Altino Arantes, mais conhecido como Banespão que é um dos prédios mais altos de São Paulo. Também dava para ver a Santa Casa no meio dos prédios, o Elevado Costa e Silva, a Igreja e a Rua da Consolação inteirinha e também o fundo da imagem as antenas da Av. Paulista.

Edifício Copan

Edifício Copan

Edifício Copan

Edifício Copan

Edifício Copan

Edifício Copan

Edifício Copan

Edifício Copan

Edifício Copan


Ficamos no terraço por um pouco mais de uma hora admirando e fotografando a paisagem e logo em seguida descemos e o passeio foi encerrado pouco depois.

Clique aqui para ver mais algumas fotos da Fotojornada: Edifício Copan.


Para mais informações sobre essa e de novas Fotojornadas acesse: 
www.fotojornada.com.br

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário