sábado, 6 de junho de 2015

15ª Fotosaída - Vila Itororó

No último Sábado de Maio foi realizada a 15ª Fotosaída e dessa vez fomos visitar a Vila Itororó que abriu seu canteiro de obras para visitação com o projeto "Canteiro Aberto".

Vila Itororó

A Vila Itororó foi construída em 1922 pelo português Francisco de Castro que aproveitou as ruínas do incêndio do antigo Teatro São José para construir a vila e foi a primeira propriedade privada a ter uma piscina particular, aliás o nome da vila se dá pela nascente do Riacho Itororó que abastecia a tal piscina.

Além da casa principal, um verdadeiro palacete de três andares, existiam também na vila ainda trinta e cinco casas que o proprietário alugava para outras pessoas assim gerando renda até para a manteneção da vila tornando-se uma autossustentável.

Vila Itororó

Com os anos se passando e a vila degradando-se rapidamente depois do falecimento do seu dono em meados dos anos 50 a vila foi doada para a Instituição Beneficente Augusto de Oliveira Camargo após seus bens terem sido leiloados para pagamentos de dívidas.

A Vila Itororó teve seu processo de tombamento em 1982 aceito pelo Condephaat mas esse tombamento só trouxe mesmo prejuízo para a vila que se degradou ainda mais se tornando um imenso cortiço com centenas de famílias morando nas 35 casas e no casarão em ruínas.  

Em 2002 houve a reintegração de posse do terreno para a prefeitura de São Paulo e os moradores restantes da vila foram despejados para dar lugar a um projeto de reforma do espaço.

Em Abril de 2015 a vila ganhou um centro cultural provisório em um galpão anexo a vila e esta foi reaberta para a visitação monitorada.


Começamos a nossa visita as 16h e nosso guia Cadú foi explicando cada parte do terreno. Ao adentramos a vila vimos que todas as construções estavam completamente em ruinas, poucas casas ainda tinham portas e janelas, bem diferente de alguns anos atrás quando a vila era habitada logo antes do despejo quando tive a oportunidade de visitá-la pela primeira vez. Como um dos participantes da fotosaída disse na hora mesmo que morando precariamente o patrimônio não degrada-se tão rapidamente quanto abandonado.

Vila Itororó

Poucas estátuas e gárgulas que haviam no local resistiram ao tempo e a escadaria principal que dava acesso a vila pela rua Martiniano de Carvalho que era usada originalmente pelos moradores estava tão perigosa que foi nos impedido de subir.

Vila Itororó
Também foi nos impedido de entrar nas casas já que tudo ainda tem risco de ir abaixo mas conseguimos algumas imagens pelas janelas hoje sem "esquadrias".

Vila Itororó

Vila Itororó

A famosa piscina hoje desativada estava coberta por uma lona justamente para evitar o risco de contração de doenças como a Dengue.

Vila Itororó

Algumas curiosidades no local que encontramos foram os dois tonéis encostados em uma das paredes mas ninguém soube dizer ao certo para que realmente serviam, a nascente do riacho que estava escondida e também uma moeda antiga fincada nos pregos do que restou do muro do casarão principal.




Hoje com o projeto Canteiro Aberto é aberta uma discussão para estabelecer um dialogo entre a renovação e as necessidades da população na reforma da Vila. 

Abaixo vou deixar mais fotos feitas durante a 15ª Fotosaída - Vila Itororó

 https://flic.kr/s/aHskcU5uX4

Para mais informações sobre a vila e como visitá-la é só acessar o site: www.vilaitororo.org.br

Também quero agradecer ao Cadú que foi nosso guia durante o passeio.

Abaixo as fotos dos participantes.



Até a próxima!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário