sexta-feira, 21 de março de 2014

S.O.S. Vila Maria Zélia - Como foi.

No último Sábado houve a saída fotográfica organizada por PaulaLyn Carvalho em prol da restauração da Vila Maria Zélia, uma antiga vila na zona leste de São Paulo.


A Vila Maria Zélia foi a primeira vila operária do Brasil e fundada em 1917 para abrigar os operários da antiga Companhia Nacional de Tecidos de Juta e é um patrimônio histórico de São Paulo.
Ela foi projetada pelo arquiteto Paul Pedraurrieux e ele baseou-se nas cidades europeias do início do século. Em seu interior a vila possui comércio, uma igrejinha, praças, armazém, farmácia e como era comum na época dois colégios, uma para meninas e outro para os meninos, um espelho do outro mas infelizmente hoje por ser tombada pelo CONDEPHAT grande parte desse patrimônio está em ruínas.
A saída foi baseada no colégio de meninas pois o colégio de meninos está trancado com risco eminente de desabamento tornando muito perigoso qualquer ação lá dentro.


SOS Vila Maria Zélia
SOS Vila Maria Zélia
SOS Vila Maria Zélia

Chegando na vila fomos recebidos pelo seu simpático morador seu Dedé que nos levou até o colégio onde faríamos grande parte da saída mas antes de entrar ele explicou porque o outro colégio estava fechado e também nos contou um pouco da história da vila e que hoje pertence ao INSS.

SOS Vila Maria Zélia

Entrando no colégio vimos que pouca coisa restou dele, apenas umas poucas paredes, escadarias e sem telhado algum, seu interior está tomado pela vegetação. Ele ficou tanto tempo abandonado que deu tempo de crescer uma árvore no meio de que parecia ser a secretaria da antiga instituição.

SOS Vila Maria Zélia
SOS Vila Maria Zélia

Mesmo com toda a destruição causada pelo tempo ainda dá para se notar a magnífica arquitetura do local pelos restos de parede que ainda sobrevivem de pé ao tempo.
Enquanto caminhávamos procurando que fotografar podíamos ver coisas curiosas como essa árvore no meio da sala mas também um enorme tubo de esgoto e até um disco de freio de carro, como essas coisas foram parar lá?

SOS Vila Maria Zélia
SOS Vila Maria Zélia

Aproveitando esse ar misterioso de estar em uma construção abandonada e decidimos fazer um mini-ensaio com dois palhaços muito queridos por todos que compareceram a saída, a Ximbica (Rose Battistella) e Gafurina (Fabrício Garelli) e logo a saída se tornou uma grande diversão para todos os fotógrafos que estavam lá pois eles sabem como animar qualquer ambiente com piadas e poses sem noção.


Sem esquecer do real propósito de nossa visita a vila fomos conhecer a sede do clube do local, lá existem quadras de futebol, canchas para o jogo de botcha, lanchonete e na parte de trás um viveiro de aves com laguinho e quiosque.

SOS Vila Maria Zélia
SOS Vila Maria Zélia
SOS Vila Maria Zélia
SOS Vila Maria Zélia
SOS Vila Maria Zélia

Depois de dar um tempo para comer alguma coisa na lanchonete o senhor Dedé nos levou para conhecer o antigo armazém.
No armazém a primeira coisa que notamos foi a sujeira do chão coberto por excrementos de pombos mesmo com o telhado que foi colocado a pouco tempo. Lá também tinham vários objetos entre eles uma bicicleta, uma bonequinha toda suja e um caixão cenográfico já que a Vila Maria Zélia é muito utilizada para filmagens de comerciais e seriados de TV, aliás lá está sendo gravado um seriado que passa semanalmente em um canal aberto.

SOS Vila Maria Zélia
SOS Vila Maria Zélia
SOS Vila Maria Zélia

Depois do armazém, seu Dedé nos levou para conhecer a farmácia, o local mais preservado até agora fora o clube.
Lá encontramos móveis antigos e uma estante cheias de fotos antigas da vila, inclusive o seu Dedé mostrou uma foto em que ele aparece quando criança.


Como não podia deixar de ser Ximbica e Gafurina se meteram no meio do pessoal e começaram a fazer poses para que fossem fotografados no local.


Depois de sairmos da farmácia fomos para a frente da igreja fazer a foto oficial do passeio e assim terminou a saída.

SOS Vila Maria Zélia

E você ficou com vontade de participar da saída? Então para deixar um pouquinho mais mais algumas fotos da saída abaixo:



Até mais! 




8 comentários:

  1. Muito Obrigado, seja sempre bem vinda para conferir as novidades do blog fotosaídas!

    ResponderExcluir
  2. Olá, para fotografar por lá é necessário ter autorização?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia,
      Muito obrigado pela visita.
      Sim, é necessário pedir autorização. Você pode tentar falar diretamente no local. Como dito na matéria o Sr. Dedé nos acompanhou nesse dia.
      Continue nos acompanhando.
      Até mais.

      Excluir
    2. Obrigada Flavio! Então não existe um telefone ou email para contato prévio? Você acha que indo no próprio dia de fotografar é possível conseguir autorização?

      Excluir
    3. Oi Bia.
      Pode ser que você consiga autorização na hora, é uma questão de conversar com o sindico ou a associação de moradores da vila. Você pode também procurar pelos contatos da associação na internet para tentar pedir uma autorização prévia.
      Até mais.

      Excluir
  3. Olá Flavio, gostei muito do blog. Parabens!!!
    Você sabe me dizer se a associação cobra alguma coisa para fazer um ensaio fotográfico?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá Flavio, gostei muito do blog. Parabens!!!
    Você sabe me dizer se a associação cobra alguma coisa para fazer um ensaio fotográfico?
    Abraços.

    ResponderExcluir