sexta-feira, 7 de março de 2014

Como foi a Jornada Fotográfica - Bloco da Ressaca

Dia 22 foi realizada a Jornada Fotográfica com tema de carnaval, dessa vez fomos fotografar o Bloco da Ressaca.


O Bloco da Ressaca é um bloco tradicional do bairro do Cambuci e nesse ano ele completou seu trigésimo ano de existência.
O ponto de encontro foi marcado no Largo do Cambuci, mesmo lugar da concentração do bloco.
Chegando ao ponto de encontro as 14:30 a alegria já estava solta com o pessoal animado curtindo o som da banda e bateria e também crianças se divertindo principalmente com pintura facial e as famigeradas latinhas de espuma que sempre fazem grande sucesso inclusive os adultos não resistiam em espirrar no amigo ao lado.


O que chamou atenção nesse bloco é que ele realmente é um bloco mais "familiar". Tinha pessoas de todas as idades participando da festa, tinha famílias inteiras com bebes de meses de idade quanto senhoras de mais de 70 anos todos divertindo-se muito.




 


Como de costume o bloco de carnaval contou com seu Mestre Sala e Porta-bandeira além das mulatas que deram um show antes do bloco seguir pelas ruas do Cambuci.


A bateria também foi outro ponto de destaque do bloco. Ela é composta por volta de sessenta integrantes, principalmente por adolescentes de 10 a 16 anos que não deixavam o ritmo cair um minuto sequer.


 O bloco também contou com um trio elétrico que estava estacionado em umas das pontas do largo para o pessoal curtir as apresentações de artistas e onde foi apresentado o Rei Momo além de sua rainha e princesas.


 Na hora marcada o bloco saiu pelas ruas do Cambuci entoando marchinhas conhecidas de carnaval além de várias outras músicas. O bloco passou por várias ruas importantes do bairro como a Barão do Jaraguá, rua Cesário da Mota e Luís Gama além das ruas do entorno. No total foram quase 2km de caminhada.


Durante o trajeto as pessoas saiam nas janelas de suas casas ou paravam na rua para curtir a passagem do bloco e diferentemente de alguns blocos desse ano, não houve nenhuma confusão ou depredação pelo menos enquanto estava lá, só tinha pessoas se divertindo mesmo como devia ser todas as vezes.
Para nós fotógrafos foi também foi muito divertido fotografar as pessoas alegres e descontraídas, algumas chegavam até nós pedindo para serem fotografadas, um prato cheio para quem gosta de fazer retratos.


 
 

Chegando ao fim do trajeto o bloco concentrou-se na esquina das ruas Luís gama com Cesário Ramalho até a chuva que estava se anunciando desde o início do desfile apressar a dispersão do pessoal.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário