quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Saída Fotográfica Fujifilm Série X

No último Domingo participei da saída fotográfica Fujifilm série X na quinta edição da Mostra São Paulo de fotografia.
O Ponto de encontro foi na DOC Galeria na Vila Madalena em que vinte pessoas previamente inscritas participaram da saída que aliás fiquei de terceira chamada por desistência de outros participantes. A proposta do encontro era documentar o bairro usando câmeras fotográficas Fujifilm, patrocinadora dessa saída. A organização da saída ficou por conta do idealizador e curador da Mostra SP de fotografia e também sócio da DOC Galeria, Fernando Costa Netto que também nos guiou durante todo o trajeto.


Dentre os vários modelos oferecidos para o passeio decidi ir com uma Fujifilm X-E1 preta com a objetiva FUJINON XF18-55mm F2.8-4 R já que nunca tinha usado uma mirrorless e queria ver como me sairia com um modelo desse mesmo assim não deixei de levar minha Canon 60D a tiracolo para o encontro mas não cheguei a usá-la. Também todos os participantes ganharam um cartão SD de 4GB para usar durante a saída.

fujifilm X-E1
Enquanto esperava o início da saída comecei a mexer na câmera para me adaptar com os controles e funções. Gostei bastante da câmera. A empunhadura é muito boa e com os controles ergonomicamente posicionados com algumas ressalvas. Comecei fazendo uns testes com ela no automático mas logo quis passar ela para o modo manual que é o que sempre usei mas não achei nem um pouco prático para usar na saída. Primeiro, para colocá-la no manual precisei achar uma chavinha na objetiva que mudava do A para ter controle do diafragma, pouco intuitivo já que nas outras câmeras o controle de modo é no corpo da câmera. Outra coisa ruim é ter o controle de velocidade num dial separado no topo da câmera, também nem um pouco intuitivo e fica fora da visão do fotógrafo, só quem está acostumado consegue usar esse controle direito. Ela até possui um dial na parte de trás próximo ao dedão mas ele não me dava a função de mudar a velocidade do obturador como queria que acontecesse. Sem ter o manual disponível não sei se teria outra opção. Decidi então usar ela configurada em prioridade de abertura que para mudar a abertura precisava apenas rodar o anel na própria objetiva e para compensar a exposição tinha um dial muito prático saliente na parte de trás da câmera, muito bom. A única coisa que me atrapalhei no começo é que para fechar o diafragma e para "dar zoom" tinha que rodar os controles na objetiva no sentido anti-horário e na Canon que estou acostumado é no sentido horário mas logo me adaptei.
Depois de alguns testes e esperar o restante do pessoal chegar começamos a saída pelo bairro da Vila Madalena debaixo de um calor de mais de 30ºC as 11h da manhã.
Começamos em frente a DOC Galeria e fomos até uma rua próxima onde existe um lindo Pau-brasil. Uma árvore já rara aqui no Brasil.

Saída fotográfica Fujifilm

Depois voltamos pela mesma rua para começar a subir as ruas da Madalena.
A Vila Madalena é um bairro artístico, cada casa tem alguma coisa incomum como algum detalhe, um grafite no muro ou cores variadas e diferentes. Infelizmente a verticalização está tomando conta do bairro, suas casinhas e até casarões imponentes dependendo da região do bairro estão dando lugar a edifícios tanto residenciais como comerciais.

Saída fotográfica Fujifilm
Saída fotográfica Fujifilm

Muitas casas na região se encontram a venda a espera de grandes construtoras que pagarão pequenas fortunas pelos terrenos dessas antigas casas para darem lugar a mais prédios, com isso o bairro vai perdendo suas características e história.


Depois de subir bastante as ruas do bairro fomos até o chamado Beco do Batman.

Saída fotográfica Fujifilm

O beco do Batman é um lugar muito conhecido composto de algumas vielas totalmente grafitadas e coloridas. Um ótimo lugar para se fotografar e aguçar o olhar e a imaginação. Segundo a história o Beco do Batman tem esse nome porque na década de 80 foi encontrado a figura do homem morcego grafitada em uma de suas paredes a partir de então estudantes de artes plásticas atraídos pelo acontecimento começaram a grafitar as vielas do bairro e hoje estão totalmente cobertas e os moradores ajudam na conservação dessa galeria a céu aberto.

Saída fotográfica Fujifilm
Saída fotográfica Fujifilm

Sempre que vou lá os grafittis estão diferentes parecendo mágica pois os artistas estão sempre renovando suas pinturas. Os grafittis que usei para fazer um ensaio no meio do ano passado já não existem mais.

Saída fotográfica Fujifilm

Como o calor estava muito forte e a fome já estava batendo decidimos não ficar muito tempo por lá. Em um dos termômetros de rua já estava na marca de 33ºC de temperatura e com o tempo abafado não ajudava em nada a caminhada. Por sorte paramos em uma loja de conveniência próxima para nos hidratar já que tínhamos boa parte do caminho para percorrer.

33ºC!
No caminho de volta decidimos ir pelo mais plano já que o bairro é cheio de ladeiras mas não foi possível desviar de todas as subidas.
Chegando na galeria entregamos a câmera que a fuji tinha emprestado e pegamos o cartão de memória que usamos como falei anteriormente para que depois enviássemos algumas fotos para serem publicadas na mostra.
Gostei bastante do passeio e de ter usado uma câmera diferente do que a de costume. Achei que as fotos que fiz com a X-E1 ficaram boas com as cores bem naturais com um contraste e nitidez aceitáveis mesmo fotografando no ajuste padrão de fábrica. Uma coisa que gostei bastante na utilização da câmera foi sua focagem rápida e seu peso que nada me incomodou durante a saída. Enfim uma boa câmera.
A DOC galeria fará um novo passeio nos mesmos moldes dia 15/02 mas também é preciso inscrever-se no site do evento antecipadamente para poder participar.

Mais fotos do passeio abaixo.


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário